Proposta do banco dividiu os trabalhadores na assembleia
Em assembleia muito dividida, os funcionários do BNDES no Rio de Janeiro decidiram nesta terça-feira (14) aceitar a proposta apresentada pelo banco para a revisão das cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2014. Dos 1.228 funcionários presentes, 559 votaram pela aprovação e 497 pela rejeição. Seis empregados votaram em branco e dois anularam o voto.
O acordo específico prevê reajuste salarial de 8%, conquistado pela Campanha Nacional dos Bancários de 2013, e alterações de cláusulas sociais.
Na cláusula referente à Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) Carreira, os funcionários aprovaram o texto que retornou do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), onde consta o compromisso do banco de que o plano a ser apresentado em rodadas de negociação terá de ser aprovado em assembleia específica sobre as alterações no PCS.
“Embora o banco tenha apresentado o mesmo índice de reajuste da Fenaban, a divisão da assembleia demonstrou a insatisfação e a desconfiança dos funcionários diante das posições pouco claras que o BNDES vem adotando ao longo das negociações, principalmente em relação à GEP Carreira”, aponta Miguel Pereira, secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT.
Nova negociação sobre GEP Carreira acontece nesta quarta
Nesta quarta-feira (15), às 15h, no Rio de Janeiro, acontece nova rodada de negociação para tratar da GEP Carreira. A expectativa dos funcionários é que o banco traga respostas para as questões apresentadas na reunião da última quinta-feira (9).
“O compromisso ratificado pelo presidente do banco é de que as negociações estejam concluídas até 15 de fevereiro e esperamos que isso seja cumprido”, conclui Miguel.