Em assembleia realizada nesta quarta-feira, dia 22, os funcionários do BNDES em Pernambuco decidiram aceitar a proposta apresentada pelo banco para a revisão das cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2014. O acordo específico prevê reajuste salarial de 8%, mesmo valor conquistado pela Campanha Nacional dos Bancários, e alterações de cláusulas sociais.
Segundo a secretária de Bancos Públicos do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Daniella Almeida, a exemplo do que aconteceu no Rio de Janeiro, a grande insatisfação e desconfiança dos bancários com o GEP (Gestão Estratégica de Pessoas) gerou uma divisão entre os participantes da assembleia.
“Tivemos dezessete participantes, dez aceitaram a proposta e sete rejeitaram. O que demonstra que os bancários estão extremamente insatisfeitos. Não com a questão do reajuste. O que ficou muito claro é que a grande insatisfação e desconfiança dos bancários, a exemplo do que aconteceu no Rio de Janeiro, é com o GEP. O grande ponto que marcou essa campanha e que, enquanto não houver um desfecho, ainda vai trazer muito dor de cabeça”, esclarece Daniella.
Para tentar tranquilizar os bancários do BNDES no Recife, o Sindicato aproveitou a assembleia para explicar que as negociações vão continuar. “Nos próximos dias, o GEP estará em mesa de negociação e aguardamos um desfecho até o final do mês de fevereiro. O que nós esperamos é que seja um plano que venha para melhor. Que a gente consiga realmente implantar esse plano para que as pessoas fiquem mais tranquilas, menos inseguras e menos insatisfeitas. As pessoas que discordaram do acordo na assembleia deixaram muito claro que o problema não era com relação às cláusulas que estavam sendo votadas e sim com o GEP” explica a dirigente sindical.