Funcionários do BNB definem pauta de reivindicações específicas

Durante os dias 8 e 9/8, em Parnaíba (PI), os bancários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) reuniram-se no XIV Congresso Nacional do funcionalismo para discutir a pauta de reivindicações a ser apresentada ao banco durante a Campanha Nacional dos Bancários 2008. Além disso, os trabalhadores discutiram a conjuntura nacional e foram informados sobre o andamento da campanha salarial e das negociações da mesa permanente.

No dia 8, foi apresentado o painel “O BNB e a conjuntura econômica”, com o doutor em Economia Rural e professor da Universidade Federal do Piauí, Luiz Carlos Cruz. O professor enfatizou a importância da formação política dos dirigentes sindicais como parte fundamental do trabalho de conscientização do trabalhador. “O verdadeiro movimento sindical é aquele que busca a transformação da sociedade. Se não transformarmos a sociedade, vamos chegar à barbárie”, avalia. Ele ressaltou ainda a necessidade de planejamento de políticas de desenvolvimento regional. “Temos que elaborar políticas de convivência com o semi-árido e não políticas contra a seca. O que falta é vontade política porque tecnologia e alternativas para isso já existem”, concluiu.

Em seguida, o diretor da FETEC/NE, Ribamar Pacheco fez os informes sobre o andamento da campanha salarial 2008 e apresentou os principais eixos definidos pelos bancários durante a 10ª Conferência Nacional, realizada em São Paulo. O coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT), Tomaz de Aquino, deu os informes das negociações da mesa permanente e apresentou as principais reivindicações que devem ser pleiteadas durante a campanha nacional (veja abaixo). “Temos que partir para a luta, para a pressão, sem temer participar dos fóruns e atividades propostas pelos sindicatos, porque só através da luta vamos conseguir as vitórias que desejamos”, convocou ele.

Confira as principais reivindicações dos funcionários do BNB

– Melhorar o sistema de ponto eletrônico;
– Volta da licença-prêmio ou implantação de um benefício equivalente a ela;
– Revisão do PCR;
– PLR justa e compatível com a que for paga pelos demais bancos federais;
– Plano de Funções e Comissões justo para todos;
– Isonomia de tratamento;
– Negociação dos passivos trabalhistas;
– Plano de Previdência Complementar para todos.

Participaram do Congresso as seguintes entidades representativas:
Sindicatos dos Bancáriso do Ceará, R.G.do Norte, Piauí, F. de Santana, V.da Conquista, Alagoas, C. Grande, Sergipe, Maranhão, Bahia, Pernambuco, Cariri, Paraíba, Itabuna, E.Santo, AFBNB, AABNB, FETEC/NE, CONTRAF-CUT, entre outros e convidados.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram