Primeira edição do FSM foi realizada em 2001, em Porto Alegre
Pela primeira vez, a Tunísia recebe uma edição do Fórum Social Mundial (FSM), que começou em 2001, em Porto Alegre. O evento de 2013 está confirmado para o período de 26 a 30 de março.
Para isso, o Comitê de Acompanhamento do Fórum Social Magrebino e a Secretaria tunisiana do FSM 2013 convidam os sindicatos, as associações, os grupos de ativistas e a sociedade civil da Tunísia, do Magreb, do Mashreq, da África, do Mediterrâneo e de todo o mundo para fazer com que a edição deste ano seja um êxito em nível de organização e participação.
Caberá ao Fórum Social Mundial 2013 promover o reencontro de homens e mulheres que estão lutando em suas comunidades e em sua vida cotidiana contra a gestão neoliberal da economia, contra as exigências dos mercados financeiros, e contra o deslocamento de sociedades que lutam pela construção da democracia, pela igualdade, solidariedade, justiça e paz de todos e todas e pela defesa do meio ambiente, assim como em defesa dos bens comuns.
O compromisso é fazer do FSM 2013 um evento “estendido”, de modo a permitir a participação ativa das organizações, redes e movimentos da sociedade civil de todo o mundo, seja qual for o tamanho da delegação que possam enviar à Tunísia.
As inscrições para o Fórum Social Mundial 2013 serão abertas em breve. A estimativa é de que pelo menos mais de 300 mil pessoas e 8 mil organizações devem participar da edição de 2013, que reunirá representantes de movimentos sociais, povos tradicionais, ONGs, sindicatos e grupos religiosos de mais ou menos 300 países. O evento é um contraponto ao Fórum Econômico Mundial, realizado anualmente em Davos, na Suíça.
Uma certeza, porém, permeia o FSM 2013: uma outra Tunísia, um outro Magreb-Machreq, uma outra África e um outro mundo são perfeitamente possíveis.