O Fórum das Entidades Nacionais pela Funcef encaminhou ofício nesta quarta-feira, dia 16 de julho, ao presidente do Conselho Deliberativo (CD) da Funcef, Joaquim Lima Oliveira, solicitando esclarecimentos sobre mensagens publicadas em redes sociais informando que o conselheiro deliberativo eleito recentemente da Fundação, Herbert Otto Homolka, reside fora do Brasil.
O documento é assinado pelos presidentes da Fenae, Contraf-CUT, Fenag e Fenacef, entidades que compõem o Fórum, e pela sua coordenadora Fabiana Matheus, que é também a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa).
No ofício, as entidades questionam a procedência da informação, se no registro da candidatura à eleição para vaga de conselheiro e ao assinar o termo de compromisso Herbert Otto informou que residia no exterior.
Por último, o Fórum indaga à presidência do CD se o exercício do cargo é compatível com a residência fora do país ou exige a presença física no Brasil.
“Nosso propósito é assegurar a transparência na Funcef, buscando responder os questionamentos dos participantes e resguardar a Fundação, pois trata-se de um membro de seu órgão máximo de gestão”, destacou Fabiana Matheus.