Fortalecimento do BNB é tema de reunião com o presidente do banco

Aperfeiçoamento das funções desenvolvimentistas do Banco do Nordeste, além do aumento de seu capital social e ampliação da rede de agências. Estas são as principais propostas da Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB) para o fortalecimento da Instituição, reconhecidamente o maior banco da América do Sul voltado para o desenvolvimento regional. Elas comporão a pauta da reunião que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 14 de fevereiro, às 14h30min, no centro administrativo do Passaré, entre diretores da Associação e o presidente do Banco, Roberto Smith.

Para o presidente da AFBNB, José Frota de Medeiros, o aumento do capital social é fundamental para que o Banco se ajuste ao regulamento e requisitos prudenciais do Acordo de Basiléia II. “O Banco está chegando ao limite de aplicações recomendado pelo Basiléia II, que permite a alavancagem de até dez vezes o seu patrimônio líquido”, alerta Medeiros, acrescentando que o aporte de novos recursos resultaria na ampliação da oferta do financiamento para o desenvolvimento da região. Já a abertura de novas agências proporcionaria maior capilaridade do BNB em toda a região Nordeste.

Outra proposta é a redução das taxas de juros do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), possibilitando aos produtores rurais, agricultores familiares e ao empresariado em geral condições adequadas de competitividade no mercado regional. “O spread do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) hoje é mais competitivo que o do BNB”, destaca Medeiros.

A expectativa da AFBNB para a reunião, segundo ressalta o presidente da entidade, é firmar uma parceria com o Banco no sentido de articular ações de defesa da Instituição, diante do trabalho expansionista ora praticado pelo Banco do Brasil, que já manifestou interesse em incorporar o banco regional. “Nosso objetivo é fazer um diagnóstico do Banco, identificando e potencializando oportunidades de crescimento”, explicou José Frota de Medeiros. “Para isto, precisamos da cooperação do BNB”, acrescentou.

Questões funcionais – No campo das questões funcionais, a Associação defende a melhoria das condições de trabalho, qualificação e remuneração dos funcionários do Banco, assegurando o compromisso e envolvimento com os programas fundamentais para o alcance de resultados efetivos no desenvolvimento da região.

A AFBNB também aponta, como fundamental, a ampliação do número de agentes de desenvolvimento e técnicos de campo, como forma de maior aproximação com os agentes produtivos, visando ao incremento da geração de renda e ocupação no mundo rural, tanto em atividades agropecuárias como não-rurais.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram