Financiários do DF aprovam proposta com ganho real em salários e pisos

Reunidos em assembleia na manhã de sexta-feira (4), os trabalhadores do ramo financeiro do Distrito Federal aprovaram, por unanimidade, a proposta da Fenacrefi, entidade patronal das financeiras, para a Convenção Coletiva dos Financiários 2011/2012.

O texto final, negociado entre a Contraf-CUT e a entidade patronal, depois de várias rodadas, prevê reajuste de 11% no piso, com ganho real de 4,28%, e de 8% nas demais verbas (ganho real de 1,47%), acompanhando a lógica dos aumentos salariais conquistados pelos bancários. A inflação acumulada até 1º de julho, data-base dos financiários, foi de 6,44% segundo o INPC, enquanto o índice na data-base dos bancários foi de 7,40%.

Em relação à Participação nos Lucros e Resultados (PLR), foi aplicado o percentual de 14,5% sobre a parcela fixa, que passou a R$ 1.600. Além disso, o adiantamento passou de 50% para 60% desse valor.

A proposta inclui a incorporação à convenção dos financiários da cláusula relativa à prevenção de conflitos no ambiente de trabalho conquistada pelos bancários em 2010, que visa combater os casos de assédio moral.

PLR

A proposta da Fenacrefi segue a mesma lógica da apresentada pela Fenaban e aceita pelos bancários, ao garantir aumento real de 1,47% nos salários e valorização de 4,29% no piso da categoria.

A exceção é a regra da PLR, que mantém seu formato, apesar da reivindicação dos trabalhadores de alterar substancialmente sua formulação. A Fenacrefi alegou falta de dados dos balanços das financeiras para não realizar o debate, mas concordou com a retomada das negociações na segunda quinzena de março de 2012 para a construção de um novo modelo de PLR para os financiários.

Avaliação

“Levando em consideração os avanços conquistados e com a leitura de que o processo de negociações chegou a seu limite na mesa, o acordo é positivo para os financiários”, acrescenta a funcionária da Cooperforte e diretora do Sindicato dos Bancários de Brasília, Talita Régia.

A assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) está prevista para ocorrer na próxima sexta-feira (11), em razão do fechamento das folhas de pagamento.

Matéria atualizada em 17.11.2011, às 10h51

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram