(São Paulo) A Contraf-CUT e a Fenacrefi (Federação Interestadual das Instituições de Crédito) reúnem-se nesta terça-feira, às 10h, para mais uma rodada de negociações da Campanha Salarial dos Financiários.
As cláusulas sociais reivindicada pelos trabalhadores na Minuta serão o tema central deste encontro. Entre os pontos que serão discutidos está a unificação da data-base da categoria com a dos bancários. Hoje, a data-base da maioria dos financiários é em 1º de junho, enquanto a dos bancários é em 1º de setembro.
“A Contraf-CUT surgiu para representar todos os trabalhadores do Sistema Financeiro Nacional. Nosso objetivo é unificar as datas-bases para que todos esses empregados façam uma campanha conjunta. Assim seremos mais fortes para lutar pela ampliação das conquistas e extensão dos direitos para todos”, afirma Carlindo Abelha, secretário de Organização da Contraf-CUT.
Além da unificação das datas-base, os representantes dos financiários darão ênfase às questões ligadas à saúde ocupacional e às condições de trabalho. A Minuta com as reivindicações foi tirada em assembléias e no Encontro Nacional da categoria, realizado no início de junho. A pauta foi entregue à Fernacrefi no dia 13 de junho.
Entre as principais reivindicações para a Campanha Salarial deste ano os financiários destacaram o aumento real de salários, com a correção de todas as verbas pelo mesmo índice. A Minuta ainda reivindica o fim das terceirizações e a assinatura de um acordo único com todos os trabalhadores do ramo financeiro.
Quadro referencial
Termina nesta quinta-feira, dia 13, o prazo para que os sindicatos e federações enviem para a Contraf-CUT as informações colhidas na consulta do quadro referencial do ramo financeiro. A data é o limite porque o levantamento precisa ser tabulado e preparado para a Conferencia Nacional. “Precisamos desse levantamento mais detalhado para organizar melhor a luta dos trabalhadores”, explica Abelha.
O objetivo é coletar informações sobre número de trabalhadores, número de sindicalizados, número de empresas, salário-base, jornadas, valor do vale-refeição, assistência médica, PLR (participação nos lucros e resultados), remuneração sobre venda de produto, representação sindical, processo de negociação (nacional, estadual ou regional), qual sindicato negocia, data-base e trabalho aos sábados e domingos.
Essas informações devem ser enviadas para o seguinte endereço eletrônico: [email protected] ou [email protected].
Fonte: Contraf-CUT