Congresso foi realizado na cidade de Macaé
Os sindicalistas que vão ocupar a diretoria da Fetraf-RJ/ES de setembro de 2014 a setembro de 2018 foram eleitos durante o 12º Congresso Ordinário Eleitoral, realizado no último fim de semana em Macaé. A composição da Diretoria Executiva teve renovação e passa a contar com o dobro de mulheres da gestão anterior, com seis diretoras. Nilton Damião Esperança será o novo presidente.
Além dos delegados presentes, o evento teve também a participação do advogado Wadih Damous, presidente da Comissao Estadual da Verdade do Rio de Janeiro. Damous falou sobre a importância de resgatar a memória das perseguições, prisões, torturas e assassinatos cometidos pelo aparelho estatal contra os opositores do regime militar. O vice-prefeito de Macaé, Danilo Funke (PT), também compareceu ao congresso.
Os trabalhos foram divididos em três grupos: a) critérios de participação nos cargos da Federação; b) Papel da Federação e de seus dirigentes; e c) Compromissos para a próxima gestão. O resultado das atividades dos grupos será objeto de discussão em um seminário de planejamento de gestão. A posse está prevista para a segunda quinzena de setembro, conforme previsto no estatuto da entidade.
Os delegados presentes também aprovaram uma moção de repúdio contra a perseguição que vem sendo imposta ao vereador teresopolitano Cláudio Mello (PT). Seus opositores são setores reacionários e bicheiros que atuam no município e já chegaram a abrir um processo que pede a cassação de seu mandato.