Fetec SP reforça luta em defesa da Nossa Caixa

Defender a Nossa Caixa como banco público e reforçar a luta pelo emprego, salário e melhores condições de trabalho. Essa será a postura da FETEC/CUT-SP e sindicatos filiados durante a negociação que está marcada com o banco para a próxima sexta-feira, às 15h, em São Paulo.

Agendada somente após quatro meses da entrega da minuta específica do funcionalismo, a rodada deverá tratar também sobre possíveis demissões na instituição. Conforme boatos, a direção do banco estaria preparando uma lista de funcionários passíveis de demissão, direcionada principalmente a aposentados e aposentáveis.

A estratégia para a negociação e o enfrentamento às demissões foi debatida durante reunião de dirigentes sindicais da Nossa Caixa, nesta quarta-feira, na sede da FETEC SP.

Na avaliação dos dirigentes, os possíveis novos desligamentos teriam o claro objetivo de reduzir custos. “Trata-se de mais uma estratégia do governo Serra de sucatear o banco paulista”, denuncia a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Raquel Kacelnikas, ao alertar que os cortes podem ir além do que apontam os boatos.

O secretário de Bancos Estaduais da FETEC SP, Elias Maalouf, reforça a análise. “Hoje a situação da Nossa Caixa já é ruim como fruto da política do governo do Estado. Para se ter idéia, enquanto Itaú e Bradesco quase que dobram de tamanho de um ano para outro, a evolução da Nossa Caixa no último período foi de apenas 20%. E tudo indica que o governo Serra, não satisfeito, suscita novas demissões como forma de fragilizar ainda mais a instituição”.

Diante da análise, os dirigentes da Nossa Caixa apontam como centro da ação a defesa do banco e antecipam a realização de denúncias públicas, caso as demissões sejam efetivadas.

Na reunião, os dirigentes da Nossa Caixa também iniciaram o debate sobre as eleições no Economus (Instituto de Previdência) e USCEESP (Associação dos Funcionários da Nossa Caixa).

Com relação ao Economus, os dirigentes deliberaram pela inscrição de chapa para concorrer ao pleito, com o propósito de defender o instituto e o direito dos participantes. No que diz respeito à USCEESP, estão sendo tomadas as medidas necessárias para que a eleição seja realizada o mais rápido possível e com a transparência necessária.

Os debates em torno de ambas as eleições serão retomados em reunião no próximo dia 27/02 e para os dias 28 e 29/02 está previsto Seminário de Dirigentes Sindicais da Nossa Caixa, para aprofundamento dos temas e demais encaminhamentos.

O seminário será na sede do Seeb/SP e as inscrições devem ser feitas até esta sexta-feira (15/02), na secretaria geral da FETEC SP.

Lucimar Cruz Beraldo, Fetec-SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram