FETEC SP aprova plano de a‡Æo 2006/2009

Foto: Divulgação Fetec SP
Vota‡Æo no 7§ Congresso da Fetec SP(Nazaré Paulista) Organizar o ramo financeiro, promover ações em defesa da saúde e a manutenção da campanha nacional unificada. Esses são os pontos centrais do plano de ação 2006/2009, aprovado durante o 7º Congresso da FETEC SP, encerrado no último sábado, 25/11, em Nazaré Paulista (SP).

De acordo com os debates, um dos principais desafios que estarão colocados para a FETEC SP no período será a organização, a representação e a contratação dos trabalhadores do ramo financeiro, dentre os quais estão inseridos os empregados de financeiras, cooperativas de crédito, de mercados de capitais e terceirizadas, além de categorias diferenciadas vinculados a seguros, cartões de crédito, planos de saúde, leasing, bem como os correspondentes bancários que hoje atuam em casas lotéricas, correios e comércio em geral recebendo pagamentos de contas e prestando serviços anteriormente realizados em agências bancárias.

Alguns passos para estender a contratação para além dos bancários, financiários e trablhadores em cooperativas de crédito já foram dados, como as recentes contratações de setores do HSBC, Consumer e Auto Finance. “Mas precisamos continuar avançando, no sentido de garantir maiores direitos para centenas de trabalhadores que, mesmo desempenhando atividades bancárias, trabalham em condições precarizadas”, avisa Pedro Sardi, novo secretário geral da FETEC SP.

O congresso também avaliou positivamente a organização da campanha nacional unificada, como instrumento de pressão sobre o setor patronal, conferindo à categoria o status de primeira no país a firmar um instrumento válido para todos os bancários do país.

Outro avanço obtido por meio da campanha unificada foi a retomada das mesas específicas de negociação com a Fenaban – saúde e segurança bancária -, além da instalação do grupo de trabalho para debater formas de minimizar a violência no trabalho, dentre as quais a prática do assédio moral. “A campanha unificada trouxe resultados concretos. Por isso, a importância de seguirmos adiante com a estratégia, buscando aperfeiçoá-la, com respeito às necessidades dos bancários de todos os bancos e respeito às especificidades de cada sindicato”, frisa Marcel Barros que permanece na secretaria de Bancos Federais.

A defesa da saúde segue nas prioridades da nova gestão. Deste modo, a FETEC SP marcará presença assídua nas negociações das mesas temáticas, ao mesmo tempo em que organizará campanhas de mobilização dos trabalhadores em torno dos temas. “O acirramento dos agravos à saúde do trabalhador fez com que os sindicatos se envolvessem mais com a questão, fazendo com que as reivindicações relativas a condições de trabalho passassem a caminhar juntas com as salariais”, destaca Crislaine Bertazzi, reeleita secretária de Saúde e Condições de Trabalho.

Paralelamente a essas prioridades, a FETEC SP seguirá com ações contra a privatização da Nossa Caixa, cuja luta no último período inviabilizou a venda de subsidiárias de prestação de serviços do banco paulista. Também deverão ser retomados os debates sobre a reforma sindical, o papel do Banco Central, a democratização dos meios de comunicação, além de maior atenção à juventude bancária.

Como parte do processo de mobilização deste ano, a FETEC SP deverá promover ações pela implementação do Nexo Técnico Epidemiológico, por meio de pressões para aprovação da MP 316, bem como integrar a 3º Marcha Nacional pela Valorização do Salário Mínimo e pela Correção da Tabela do Imposto de Renda, marcada para o próximo dia 06 de dezembro, em Brasília.

Como reflexão para o próximo período ficou a remuneração do trabalhador bancário numa conjuntura de baixa inflação e com maior peso para a Participação nos Lucros e Resultados e remuneração variável, além da proposta aventada pelos banqueiros de formalização de acordos renováveis a cada dois anos para questões econômicas e negociação permanente para as demais cláusulas.

Fonte: Fetec SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram