(São Paulo) Neste sábado, 09 de dezembro, a FETEC/CUT-SP completa 17 anos de sua fundação. No início eram oito sindicato e, hoje, depois de um árduo trabalho na organização da categoria, a federação cutista reúne 15 sindicatos filiados e um universo de 126 mil bancários.
Sua atuação nesse período engloba lutas pela implementação de uma nova estrutura sindical, participativa e com respeito à democracia, contra a onda neoliberal e seus ataques aos direitos dos trabalhadores, pela defesa dos bancos públicos, contra a precarização das condições de trabalho, por novas contratações e pela valorização salarial, além das pressões por maior respeito a clientes e usuários, com campanhas por redução de filas e tarifas e pelo cumprimento do papel social dos bancos, de fomentador do desenvolvimento e crescimento nacional.
Desse trabalho, resultaram diversas vitórias como a contratação nacional da categoria e o consequente avanço nos direitos dos trabalhadores bancários, além da guinada nos ataques nos bancos federais, até então na mira das privatizações. No âmbito da sociedade, pode-se destacar a reeleição de um governo de esquerda, cujo primeiro mandato resultou na implementação de inúmeras políticas de inclusão social, as quais devem ser consolidadas neste segundo mandato.
Com a realização do 7º Congresso, no último mês de novembro, a FETEC SP parte agora para uma nova empreitada: a construção do ramo financeiro, com o objetivo de estender a representação sindical para além da categoria bancária, financiários e trabalhadores de cooperativas de crédito, de forma a abarcar todos os trabalhadores que desenvolvem operações financeiras, como por exemplo securitários, especialistas em tecnologia da informação, funcionários de bolsas de valores e promotores de crédito.
“Nesses 17 anos, a FETEC SP conseguiu se fazer presente em todo o estado de São Paulo, por meio de seus sindicatos filiados e se tornou uma entidade líder no Movimento Sindical do Ramo Financeiro atuando de forma firme nos momentos mais decisivos de nossa história. Em nosso último congresso, apontamos os desafios para o próximo período, como a organização do ramo, buscar melhores condições de vida para os trabalhadores e fortalecer a Central Única dos Trabalhadores no nosso Estado, não apenas no nosso ramo, mas também dentre as demais categorias”, antecipa o secretário geral da FETEC SP, Pedro Sardi.
Fonte: Lucimar Cruz Beraldo – Fetec SP