Nesta quarta-feira, dia 30 de junho, a Fetec/CUT-Centro Norte está realizando, em Brasília, a sua Conferência Regional. Dirigentes da federação e representantes dos sindicatos filiados do Acre, Brasília, Dourados-MS, Mato Grosso, Roraima, Rondonópolis-MT, Rondônia e Pará-Amapá estão reunidos para debater e definir as posições da região que serão levadas para a 12ª Conferência Nacional dos Bancários, que aprovará a estratégia e a pauta de reivindicações da Campanha Nacional 2010.
O presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, foi um dos palestrantes da Conferencia Regional, tratando do tema Sistema Financeiro e Remuneração. Outras duas palestras estão previstas. Uma envolvendo temas jurídicos ministrada pela assessora jurídica da Contraf-CUT, Deborah Blanco, e outra sobre Emprego e Saúde do Trabalhador com o secretário de Finanças da Contraf-CUT, Roberto Von der Osten.
Segundo a presidente da Fetec/CUT-Centro Norte, Sonia Rocha, esse é um momento muito importante para os bancários da Região Centro Norte do país discutir e dar a sua contribuição na elaboração das estratégias para a Campanha Nacional dos Bancários.
O Comando definiu que os debates preparatórios e durante a Conferência Nacional serão realizados em torno de quatro grandes temas, os quais sempre abordarão simultaneamente todas as questões de igualdade de oportunidades envolvendo gênero, raça, opção sexual e pessoas com deficiência:
Remuneração. Esse debate envolve desde os conceitos sobre remuneração dos bancários – direta e indireta, fixa e variável – até os índices de reajuste que a categoria deve reivindicar na campanha deste ano.
Emprego. Além de conhecer o histórico sobre a evolução do emprego na categoria, aqui os bancários vão discutir como combater a terceirização, precarização, os correspondentes bancários e como criar novos postos de trabalho no sistema financeiro.
Saúde do trabalhador e segurança bancária. Como melhorar as condições de trabalho e acabar com as metas abusivas e o assédio moral, além de proteger os trabalhadores e clientes contra violência e assaltos, são alguns dos temas que serão debatidos nesse grupo.
Sistema Financeiro. Esse tema envolve a discussão sobre o papel dos bancos públicos, a luta em sua defesa e contra as privatizações, a regulamentação do artigo 192 da Constituição (que trata do sistema financeiro), correspondente bancário e plataforma dos bancários para as eleições 2010.
Congresso Estatuinte
A Fetec-CUT/Centro Norte realiza também nesta quarta e quinta-feira o Congresso Extraordinário Estatuinte, no auditório da CUT/Brasília, com o objetivo de realizar mudanças no Estatuto da Federação.
A presidente da Fetec/CUT-Centro Norte esclarece que a realização desse congresso se dá em cumprimento às deliberações do 7º Congresso da Fetec-CUT/CN, realizado em Cuiabá em abril de 2008, e da Assembleia da Fetec-CUT/CN, realizada em Cuiabá em dezembro de 2009.
O congresso será composto por 40 delegados eleitos nas assembléias de base mais os delegados natos integrantes das direções da CUT, da Contraf e da Executiva da Fetec-CUT/Centro Norte.