Festa da posse no Sindicato de PE re£ne ex-presidentes e emociona

(Recife) A quinta-feira, 07 de dezembro vai ficar na história do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, e não apenas por marcar a posse festiva da gestão para o triênio 2006/2009, a 7ª dos Bancários da CUT. Além da reinauguração do Auditório Marcelo Ferreira, pela primeira vez, nos últimos 10 anos, se consegue reunir em torno da mesma mesa todos os presidentes dos 18 anos de gestão cutista da entidade: Marcos Pereira, 1988-1991; Roberto Leandro, 1991/1994; Jorge Pérez, 1994/1997; Miguel Correia, 2000/2003 e 2003-2004 e Marlos Guedes, que assume a sua terceira administração – foi presidente de 1997 a 2000 e substituiu Miguel Correia no segundo mandato encerrado mês passado.

 

Há cinco anos, quando se comemorou os 70 anos do Sindicato, Marcus Pereira morava na Alemanha, onde ficou sete anos, e foi representado pelo filho. Jorge Pérez, atual delegado Regional do Trabalho em Pernambuco, estava com problemas de saúde e se ausentou por recomendação médicas.

 

Lamentavelmente, por questões de saúde dois ex-presidentes em 75 anos de Sindicato – e que marcaram presença na festa dos 70 anos – não puderam comparecer à comemoração: Darcy Leite, deposto pela ditadura militar em 1964, e Milton Persivo, que presidiu a entidade no início dos anos 50. Outro ex-presidente, também nos anos 50, e militante ímpar, Gilberto Azevedo – cassado pela ditadura como deputado estadual pelo PCB – também não pode estar presente.

 

A memória de Marcelo Ferreira, diretor do Sindicato por três gestões, foi reverenciada, com carinho e emoção. A começar pela placa que dá nome ao auditório, na qual se lê uma frase do homenageado – e que espelha o principal traço de seu caráter, a simplicidade: "Sou um cara de sorte: tenho muitos amigos, todos solidários".

 

O descerramento foi feito pela viúva Cláudia Maria Ferreira da Silva e pelo presidente Marlos Guedes. Presentes, os filhos Bruna e Bruno Ferreira da Silva e a netinha, Brenda.

 

Emoções à parte, a festa lotou o auditório e o pátio externo do Sindicato e durou até o início da madrugada do dia 08, feriado no Recife. Bancários e seus familiares, sindicalistas bancários de outros estados e de várias categorias, políticos, fornecedores. A solenidade foi presidida por Lucius Fabiani, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba e da Fetec Nordeste, que também representou a Contraf-CUT. Ely Custódio Freire, diretora da Fenae representou a entidade e Paulo Rocha, secretário-Geral da CUT-PE, a central. O deputado federal Maurício Rands (PT), ex-assessor jurídico do Sindicato, também compareceu, assim como o vereador Jurandir Liberal (PT).

 

Fonte: Seec PE

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram