(São Paulo) Integrantes do Comitê de Responsabilidade Social da Fenae estão em Caraúbas do Piauí (PI) para capacitar os produtores locais para a produção de leite e seus derivados. A ação integra o projeto Movimento Solidário da Fenae, que pretende levar até 2015 as Metas do Milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).
A prioridade do projeto para este ano é encontrar ações que possibilitem a geração de trabalho e renda para os habitantes do município, um dos mais pobres do Brasil. Nesse caminho, a Fenae realiza nesta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, um curso visando a saúde animal, a extração do leite, o armazenamento e o transporte do produto para locais onde possam ser comercializados.
Para ajudar na produção, a população poderá contar com o programa de microcrédito do Banco do Nordeste, o Crediamigo. Os empréstimos variam de R$ 100 a R$ 2.000. Os investimentos para a produção de leite e outros produtos poderão vir ainda do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
O curso de capacitação será realizado com a participação de representantes da prefeitura local, da Câmara Municipal, do Banco do Nordeste, da Câmara de Vereadores, da Cooperativa de produtores Delta, do Febrae e da Emater. Foram convidados ainda técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural do governo do Piauí e do Programa Fome Zero do governo gederal.
Fonte: Fenae