(Porto Alegre) O Dia Internacional da Mulher mobiliza o movimento sindical bancário ao longo da semana. A Federação dos Bancários RS enviará por sedex aos seus sindicatos filiados um jornal específico sobre o 8 de Março. Além disso, a Diretoria da Mulher Trabalhadora da FEEB-RS está engajada na organização da 1ª edição do Acampamento de Mulheres.
Organizado pela Secretaria de Mulheres da CUT Estadual, em conjunto com diversas outras entidades feministas, o acampamento funcionará como um mini-fórum, com oficinas e debates, shows culturais e mostras de vídeo.
Segundo a diretora da FEEB-RS, Denise Corrêa, o objetivo do movimento sindical e dos movimentos sociais é proporcionar através do acampamento, um espaço de debate mais intenso sobre as questões feministas. "Queremos consolidar o Acampamento de Mulheres como um espaço libertário, capaz de envolver as participantes em discussões como a mulher x espaços de poder e a violência doméstica, entre outros temas urgentes para as mulheres".
Atividades dos sindicatos
Em Alegrete, o sindicato realiza atividades nos dias 07 (em Manoel Viana e São Francisco de Assis) e 08 de março (em Alegrete). Os dirigentes entregam uma mensagem a todas as bancárias da base, juntamente com uma rosa e um bombom para celebrar a passagem do Dia Internacional da Mulher. Além disso, a entidade distribuirá o jornal enviado pela Federação dos Bancários RS.
Em Santa Cruz do Sul, a partir das 9h o sindicato participa da distribuição do folder do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade. Também haverá coleta de assinaturas para o abaixo-assinado solicitando ampliação do efetivo da Delegacia de Polícia para e exposição de quadros e painéis com o tema “Mulher” na Faculdade Dom Alberto.
Fonte: Marisane Pereira – Feeb RS