Fed libera bancos nos EUA que passaram em “teste” para compra de ações

Depois de submeter os 19 maiores bancos que fazem financiamentos nos EUA a um “teste de resistência”, o Fed (Banco Central americano) passou a permitir que os aprovados possam recomprar ações vendidas no auge da crise financeira.

JP Morgan Chase, Wells Fargo, American Express e Goldman Sachs estão entre eles. Somente o Goldman Sachs comprou de volta US$ 5 bilhões (R$ 8,35 bilhões) em ações vendidas para o bilionário Warren Buffett em 2008.

Após o aval do Fed, Capital One, PNC Financial e Bank of New York Mellon decidiram adotar outra estratégia, considerada mais cautelosa. Essas instituições optaram por elevar o pagamento de dividendos a seus investidores.

Em janeiro, o Fed submeteu essas instituições a um teste para avaliar sua “saúde financeira”. O objetivo era saber se elas suportariam situações de “estresse”, como redução de 1% no PIB, taxas de desemprego de 11% neste ano ou queda de 10% no preço dos imóveis.

Somente as aprovadas ficaram liberadas para a recompra de ações antes vendidas ou para a implementação de nova política de dividendos.

Analistas têm dúvida de que essas instituições tenham sido testadas à exaustão. Para eles, a economia ainda está em recessão e exigiria mais rigor do Fed, que fará novos testes futuramente.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram