Com apoio do vereador e bancário Zé Luiz (PT), o Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região promoveu uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Guarulhos, na sexta-feira (20), para se manifestar contra o fechamento de agências do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal (CEF) na cidade, a exemplo do encerramento das atividades na agência da CEF no Cocaia no início de outubro.
Com a presença de vereadores, deputados e da coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Maria Rita Serrano, foi colocado a importância em manter essas instituições em funcionamento na cidade pela proteção do emprego dos bancários e bancárias, mas também em benefício da população de baixa renda.
Para o presidente do Sindicato, Luis Carlos dos Santos, o fechamento das agências prejudica o desenvolvimento da economia local, interfere na concessão de crédito, e incentiva a saída de empresas da cidade por falta de infraestrutura. “Encerrar as atividades das agências bancárias na periferia é uma ação que propõe o Estado mínimo, estamos vivendo um retrocesso”, lamentou.