As explosões de caixas eletrônicos lideram a modalidade de ataques no Estado de Alagoas e os bancos mais atingidos são Bradesco e o Banco do Brasil. Segundo um levantamento atualizado do Sindicato dos Bancários de Alagoas, somente este ano aconteceram 44 ataques, com cinco feridos e quatro mortos; destes, 31 assaltos com explosões.
Sertão
O 31º aconteceu na madrugada de sexta-feira, dia 27, quando cinco homens fortemente armados arrombaram a agência do Bradesco de Pariconha, no alto Sertão alagoano, explodiram o caixa eletrônico da agência e levaram o dinheiro. Antes de praticarem o delito os assaltantes cercaram o grupamento da PM na cidade, para impedir qualquer ação dos militares, e fugiram atirando para todos os lados.
Segundo informações da polícia, no momento da ocorrência apenas dois militares estavam de plantão e nada puderam fazer. A ação ocorreu por volta das 3h e até uma viatura da Polícia Militar foi atingida por disparos de arma de fogo.
O 9º Batalhão Militar informou que enquanto parte do bando colocava dinamites no caixa eletrônico, a outra estava próxima do Grupamento da PM, evitando que os militares saíssem para tentar conter os assaltantes.
Os acusados conseguiram fugir em um Gol de cor vermelha e placa não anotada. Há a possibilidade de outro veículo ter dado a cobertura durante a ação, segundo informações da polícia e não foi informado quanto foi roubado do caixa.
Os militares realizaram diligências na região, porém, os acusados fugiram e pistas não foram localizadas. O caso deve ser investigado Sessão Especial de Roubo a Bancos (Serb) da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), segundo Antônio Carlos, da Supervisão do 9º Batalhão.
Ele observa que é muito frequente essa modalidade de ação dos bandidos na região do Sertão porque eles encontram facilidade nas fugas: “O local é região de fronteira com outros estados; os bandidos quase sempre escapam pelas estradas de barro; não há efetivo policial suficiente para conter a ação dos bandidos e a comunidade fica desprotegida e assustada”, destaca.
Municípios mais atingidos são do Sertão
A reportagem da Tribuna Independente apurou que os municípios atingidos este ano são principalmente no Sertão e alto Sertão do Estado e em algumas cidades as explosões aconteceram mais de uma vez este ano.
Foram assaltadas com explosões de caixas eletrônicos cidades como: Senador Rui Palmeira (duas vezes); Mata Grande (2); Jacaré dos Homens; Traipu; Água Branca (2), Maravilha (2); Igaci; Coité do Nóia; Inhapi; São Brás (2); Olho d’Água do Casado; Anadia; Belo Monte; Tapera; Piranhas; Minador do Negrão; Major Izidoro; Jaramataia; Pariconha; Estrela de Alagoas e mais Porto Real do Colégio, Branquinha e Jequiá da Praia.
A explosão de caixas eletrônicos ocupa, hoje, o primeiro lugar na modalidade de roubo a instituições financeiras em Alagoas. Segundo um mapa elaborado pelo Sindicato, no ano passado em 19 dos ataques a agências bancárias registrados de janeiro até novembro, bandidos usaram maçaricos ou explosivos para chegar até o dinheiro que havia nos terminais eletrônicos.
De acordo com o presidente do Sindicato, Jairo França, as principais causas do aumento na quantidade de assaltos a banco em Alagoas é a facilidade no cometimento desse tipo de crime, além da grande rentabilidade para as quadrilhas, que costumam cometer o assalto no mesmo dia em que o caixa eletrônico foi abastecido.