Integrantes da executiva ampliada da Fetec/CUT-SP estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 10/09, na sede da Federação para fazer um balanço do processo de negociação da Campanha Nacional 2008 e um levantamento do quadro de mobilização dos bancários no Estado frente aos temas que foram negociados até o momento.
Segundo relato de dirigentes sindicais, a campanha nacional deste ano tem uma característica muito peculiar. Os bancários estão muito interessados no tema de assédio moral e esperam que as negociações resultem em conquistas concretas no sentido de prevenir e combater essa política de gestão tão presente no cotidiano da profissão.
Como as quatro primeiras rodadas de negociação foram marcadas por avanços e polêmicas, os dirigentes sindicais concluíram que é preciso ampliar o grau de informação dos bancários e intensificar a mobilização. Os sindicatos, nesse sentido, estão se organizando atividades de pressão aos bancos.
Na reunião também ficou acordado que a Fetec/CUT-SP promoverá no próximo dia 24 de setembro uma plenária estadual, cujo objetivo será realizar um novo balanço do processo negocial e formular propostas indicativas a serem apresentadas na Plenária Nacional, confirmada para o dia 25 de setembro, em São Paulo. O local e horário da Plenária Estadual da Fetec/CUT-SP ainda não foram definidos.
“O Comando Nacional trabalha com a possibilidade de concluir as negociações no dia 23, conforme as datas divulgadas no calendário de negociação. A plenária da Fetec/CUT-SP, desta forma, aconteceria um dia após o término das negociações com a Fenaban e um dia antes da plenária nacional da Contraf/CUT, onde serão discutidas as futuras ações da categoria bancária”, comenta Pedro Sardi, secretário geral da Fetec/CUT-SP.