(São Paulo) O Dieese acaba de editar uma nota técnica com avaliações sobre o spread bancário, definido pelo Departamento como “a margem de ganho bruto dos bancos”. Desde 2004, o governo brasileiro tem procurado baixar o spread praticado no país. Em setembro último, foram anunciadas seis medidas pelo Conselho Monetário Nacional, todas analisadas na Nota Técnica 35.
Por meio do estudo, o Dieese desmonta todos os argumentos dos banqueiros para não reduzirem o spread. “Cabe também aos bancos contribuir para a redução do spread, diminuindo sua margem de lucro e repassando os ganhos de produtividade do setor para trabalhadores e clientes. No Brasil, os bancos procuram ganhar na margem ao invés de ganhar na escala. Ou seja, ao invés de ganharem no volume de crédito, os bancos preferem emprestar pouco e ganhar em cima do preço (juro alto)”, diz a pesquisa.
Segundo o Dieese, entre 1994 e 2005, o lucro conjunto dos onze maiores bancos do Brasil registrou um aumento nominal de 1.797,13%, diante de uma inflação acumulada de 151,07%, segundo o INPC.
Para ver a nota técnica completa clique aqui.
Fonte: Contraf-CUT