Os encontros nacionais realizados nesta terça-feira 24 em São Paulo aprovaram os temas que estarão na pauta de dicussão do 2° Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), programado para os dias 14 a 16 de abril. “O debate foi muito importante, porque permitiu aprofundar a discussão dos temas que estão na pauta do Congresso, que foi iniciada nos encontros regionais concluídos neste último fim de semana”, diz Carlos Cordeiro, secretário-geral da Contraf/CUT.
O 2º Congresso definirá a estratégia de lutas dos trabalhadores do ramo financeiro para o próximo período e elegerá a nova diretoria da Contraf/CUT para o triênio 2009/2011.
Mais de 240 representantes dos bancários eleitos em assembléias e nos encontros regionais em todo o país participaram dos Encontros Temáticos desta terça-feira, que foram divididos em cinco
grandes grupos para discutir as seguintes questões:
Grupo 1 – Discutiu a estrutura, o estatuto, as finanças e a direção da Contraf/CUT.
Grupo 2 – Fez a discussão sobre emprego e remuneração.
Grupo 3 – Debateu saúde e condições de trabalho e igualdade de oportunidades.
Grupo 4 – Sistema Financeiro Nacional e a qualificação dos dirigentes e militantes sindicais.
Grupo 5 – Ficou a cargo deste grupo a discussão sobre a organização dos trabalhadores do ramo financeiro, o formato das campanhas salariais e as comissões de empresa dos bancos.
O 2º Congresso Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro será realizado entre os dias 14 a 16 de abril, em São Paulo, com participação aberta a todas as centrais sindicais. “Coerentes com nossos princípios e com a história de construção da unidade dos bancários, que torna a nossa categoria a única com a mesma Convenção Coletiva de Trabalho, decidimos estender a participação no Congresso às entidades filiadas a todas as centrais sindicais”, diz Carlos Cordeiro, secretário-geral da Contraf/CUT.