Encontro Nacional: questäes a ser debatidas em busca da igualdade

(São Paulo) Na abertura do Encontro Nacional sobre a Mulher Trabalhadora do Ramo Financeiro, promovido pela Contraf-CUT e pela Fetec-SP, foram destacadas diversas ações necessárias para a busca da igualdade.

A secretária geral do Sindicato de São Paulo, Juvândia Moreira, lembrou que, segundo estudo do IBGE, no atual ritmo, serão necessários 65 anos para que seja alcançada a igualdade entre mulheres e homens. “É um tempo enorme e cabe a nós lutar para diminuí-lo e acelerar o processo até conquistarmos uma sociedade verdadeiramente igualitária”, disse.

Para o presidente da Fetec-SP, Sebastião Cardoso, ainda existe processo de discriminação dentro de nossas próprias entidades, “compete à gente enfrentar esse debate e contribuir para que a sociedade como um todo atinja o objetivo de direitos iguais para todos”, afirmou.


O secretário geral da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, lembrou a importância das mulheres na sua história pessoal, mas também que na sociedade o espaço político não é dado a ninguém, mas sim conquistado. “E esse espaço tem de ser disputado com o objetivo de mudar a sociedade.” E concluiu com a frase da escritora alemã Rosa Luxemburgo, que usou como metáfora para essa conquista do espaço pelas mulheres: “não me convidem para uma festa em que eu não possa dançar.”


A secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, Arlene Montanari, lamentou que no encontro não houvesse a inscrição de nenhum homem, porque todos têm de se conscientizar de seu papel e a “discriminação não é apenas no local de trabalho, mas também em nossos sindicatos e entidades. Todos temos de ter consciência de que tanto os homens quanto as mulheres têm qualificação para assumir qualquer papel.”

 

Programação
Após a abertura os debates continuaram por toda esta quinta e se encerram amanhã, com a discussão de temas como a situação da mulher no ramo financeiro, a luta pelo fim da violência contra as mulheres (Lei Maria da Penha) e gênero e sindicalismo e as políticas da CUT sobre a Mulher Trabalhadora.

  

O Encontro é voltado para dirigentes e militantes dos sindicatos filiados à Contraf-CUT e acontece no Sindicato dos Bancários de São Paulo.

 

Fonte: Contraf-CUT
Foto: Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram