O Encontro Nacional aberto dos funcionários da Nossa Caixa tem um tema principal a ser discutido este ano: as negociações sobre a incorporação do Banco do Brasil e o banco estadual. O encontro será realizado no sábado, 12 de julho, a partir das 10h, no Ginásio da Portuguesa (Rua Comendador Nestor Pereira, nº 33, Canindé).
Na negociação do Sindicato dos Bancários de São Paulo com o BB, na quinta, dia 26, a direção da empresa frustrou os trabalhadores ao não apresentar documento onde formalizaria a garantia de emprego caso se concretize a incorporação da Nossa Caixa. “Foi um desrespeito do banco, que divulgou comunicado por e-mail garantindo empregos e direitos com os trabalhadores, mas na hora de formalizar em negociação com os funcionários, protela a decisão”, disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato. “Se o banco estiver disposto a dar transparência e confiança as negociações formalizará o compromisso, antes da próxima reunião”, disse.
O Conselho de Administração da Nossa Caixa também deixou os bancários apreensivos ao não decidir, na reunião ocorrida também na quinta, dia 26, se atenderia ou não à reivindicação do Sindicato de suspender as demissões enquanto perdurarem as negociações com o BB.
Resistência – Para a diretora do Sindicato Raquel Kacelnikas, os bancários têm de realizar um grande encontro no dia 12 para mostrar sua força às direções do BB e da Nossa Caixa. “Estamos cobrando diariamente um compromisso formal dos bancos, mas é necessário que cada funcionário fortaleça a mobilização para mostrar que estamos dispostos a lutar por nossos direitos e empregos”, orienta a dirigente.