Cerca de 500 pessoas lotaram a sede da Abanerj, em Jacarepaguá (RJ)
Os antigos funcionários do Banerj realizaram no último sábado, dia 2, o IX Encontro Nacional, na sede da Abanerj, em Jacarepaguá (RJ). Os organizadores avaliam que foi o maior desde a privatização do banco, com cerca de 500 pessoas.
Os bancários debateram as estratégias de luta para tentar dobrar o governador Luiz Fernando Pezão a aprovar o Projeto de Lei 3213/2010, que trata das diretrizes previdenciárias dos banerjianos. O PL foi o principal assunto do encontro, que contou com a participação dos deputados estaduais Paulo Ramos (PSOL) e Gilberto Palmares (PT).
Foi feito ainda um histórico de toda a mobilização feita pelos trabalhadores em relação ao tema.
Próximas estratégias
Os participantes foram informados ainda de todos os processos em andamento na Justiça, como as ações jurídicas do Rio Previdência, da Contec, dos caixas e a do Plano de Aposentadoria Complementar (PAC).
Os banerjianos decidiram que vão ao encontro de Pezão no Olaria Atlético Clube, no próximo sábado, dia 9, às 17h, para tentar serem recebidos pelo governador.
A presidenta em exercício do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Adriana Nalesso, também participou do evento e convocou os banerjianos a participarem do plebiscito da Constituinte exclusiva para a reforma política, que acontece na Semana da Pátria, de 1º a 7 de setembro.
O diretor do Sindicato, Ronald Carvalhosa, elogiou os antigos funcionários do Banerj pela participação no encontro. “Não é fácil que, depois de 17 anos de privatização do banco pelos governos estadual e federal do PSDB, os banerjianos ainda serem capazes de realizar um encontro deste porte, que é o maior que já realizamos”, disse.
Carvalhosa pediu ainda que todos enviem e-mails aos deputados estaduais da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) e ao governador do Rio, cobrando a aprovação do PL 3213/2010.