Encontro discute modelo de financiamento regional e fortalecimento do BNB

Cerca de 160 funcionários do Banco do Nordeste, vindos de várias partes da Região, participam, nos dias 28 e 29 de março, da 33ª Reunião do Conselho de Representantes da Associação dos Funcionários do BNB. O tema principal do encontro, que acontecerá no Onda Mar Hotel, em Boa Viagem, Recife-PE, é “Modelo de Financiamento Regional e Fortalecimento do BNB”. O painel principal, aberto ao público, contará com palestras do diretor Administrativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), Saumíneo da Silva Nascimento; da diretora da Consultoria Econômica e Planejamento (CEPLAN), economista e socióloga Tânia Bacelar de Araújo, e do doutorando em Economia e membro do Conselho Técnico da AFBNB, Atenágoras Oliveira Duarte.

Para o presidente da Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB), José Frota de Medeiros, discutir o modelo de financiamento regional e o fortalecimento dos organismos de desenvolvimento, a exemplo do Banco do Nordeste, é trazer para o foco do debate questões relevantes, como o funcionamento da economia, o papel do financiamento e o modelo de desenvolvimento econômico e social adotado no país. “A pobreza, a violência, a aglomeração urbana e a concentração de renda são alguns dos problemas enfrentados pela região Nordeste. É preciso uma avaliação crítica desta realidade para projetarmos políticas públicas para o futuro, visando às transformações sociais tão almejadas pelo povo nordestino”, afirma.

Medeiros avalia que, nos últimos vinte anos, a região Nordeste não avançou na participação no PIB brasileiro, na evolução da dinâmica econômica do País – o que é preocupante. “Como região deprimida e historicamente carregada de indicadores sociais negativos, o Nordeste precisava crescer mais do que o PIB brasileiro para alcançar novos indicadores que denotem alguma inclusão social, maior distribuição de renda e menos pobreza”, destaca. Dessa forma, segundo ele, é necessário que todo planejamento político-econômico leve em consideração o diferencial do Nordeste em relação às outras regiões. “Para isso, é preciso que haja uma mobilização de recursos diferenciados para a nossa Região, para que atrair novos investimentos”, acrescenta.

Outra preocupação é com a Reforma Tributária que, por se tratar de uma forma de financiamento do Estado, deve observar algumas premissas, de acordo com o presidente da AFBNB. “A estrutura tributária brasileira tem que ser progressiva e não regressiva como é; nesse ponto, ela apenas avaliza completamente a nossa estrutura de distribuição de renda e aprofunda a desigualdade. Essa estrutura tributária, em vez de tributar o patrimônio, a riqueza e os ganhos rentistas, tributa as atividades produtivas e o trabalho. Precisamos reverter isto”, aponta Medeiros. Outro aspecto diz respeito ao reconhecimento das desigualdades regionais existentes no País, evitando-se que as regiões mais ricas sejam privilegiadas com a Reforma Tributária. “Se isto não for considerado, haverá uma correlação de forças muito grande, o que pode, inclusive, ameaçar os fundos constitucionais de financiamento, a exemplo do FNE: primeiro de diminuição, segundo de esfacelamento”, conclui Medeiros.

Sobre o evento
A Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB é a instância na qual os associados – ali representados – definem quais as linhas de atuação e prioridades que devem ser assumidas pela Associação. Além disso, sugerem ações, a partir da vivência cotidiana enquanto funcionários de um banco de desenvolvimento, para melhorar o serviço prestado pelo BNB, e apresentam idéias para a formulação de políticas públicas para os estados nordestinos e para o País. Ao final de cada encontro, um documento com o resultado das discussões é construído e encaminhado aos setores competentes.

Serviço:
Abertura da 33ª Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB, com o painel “Modelo de Financiamento Regional e Fortalecimento do BNB”
Data/hora: 28 de março de 2008, às 9h30min
Local: Onda Mar Hotel (Rua Ernesto de Paula Santos, 284, Boa Viagem, Recife-PE)

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram