(Teresina) Representantes de vários municípios do Piauí marcaram presença no Encontro de Delegados Sindicais realizado no último fim de semana, no Auditório Regina Sousa, sede do Sindicato dos Bancários do Piauí. A abertura do evento foi feita pela presidenta do sindicato, De Assis Araújo, e pelo secretário geral, Arimatea Passos. Deram as boas-vidas a todos os participantes, destacando a importância de discutir temas como Conjuntura Política e Econômica.
O palestrante Antonio Cláudio da Silva, professor de Economia, falou que é importante abordar o tema para que os delegados sindicais conheçam a evolução e os porquês da política econômica que está sendo implantada atualmente. "Porque conhecendo os números, os porquês e as nuances, facilita no momento de montar uma estratégia futura de buscar uma melhoria na qualidade de vida do trabalhador e melhoria da sua massa salarial".
Avaliando positivamente a iniciativa do Sindicato dos Bancários de provocar esse tipo de discussão com a categoria, Cláudio disse que a entidade deveria levar essa questão para mais locais. "Não somente para sindicalistas, mas também entidades sociais, associações de moradores e profissionais, para que possam entender qual o mecanismo que está sendo aplicado e onde o comércio e indústria podem se beneficiar, e onde o banco está retirando dessas atividades o recurso que poderia ser investido na parte produtiva e não na parte financeira", argumenta.
Em sua explanação, o professor falou sobre as perspectivas econômicas, importância do crédito para questão financeira, projeção da inflação 2005 a 2007, lucros dos maiores bancos brasileiros, relação trabalho e capital, dentre outros aspectos da economia brasileira.
Segundo De Assis Araújo, o encontro foi oportuno, proveitoso e adequado. "Isso porque serve de nivelamento das atividades sindicais e organização política em razão da campanha nacional e eleitoral, já que vai influenciar a vida do trabalhador nos próximos quatro anos", enfatiza.
Durante o encontro, foram abordados também questões ligadas a campanha e eleições. Ela aproveitou o dia 28/08, para parabenizar os bancários pela passagem do seu dia, ressaltando que por mais que trabalhe com o dinheiro dos outros, é uma categoria que está cada vez mais pobre.
Fonte: Seebf Piauí