Em Recife, direitos da mulher e protestos anti-Bush marcam o dia

(São Paulo) Em Recife, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco organiza uma série de atividades para o dia da mulher e em protesto contra o presidente norte-americano George W. Bush.

 

A concentração da passeata começa às 14h, na praça Oswaldo Cruz. Depois, seguirá para a Conde da Boa Vista. O principal foco é a violência e a Lei Maria da Penha. Mas não só: políticas públicas, soberania alimentar, desigualdades no trabalho são alguns outros temas de uma pauta de reivindicações plural e extensa.

 

Quando a manifestação cruzar a rua do consulado dos Estados Unidos, o movimento se dividirá em duas frentes: parte do grupo continua pela Conde da Boa Vista para protestar contra a violência e a discriminação contra a mulher. Outra parte se encaminha à embaixada e promove ato de repúdio a George W. Bush, no dia em que o presidente dos Estados Unidos visita o Brasil.

 

 “Bush, a América Latina não é mais o seu quintal!”, que diz uma das faixas que o Sindicato dos Bancários leva ao protesto contra o presidente norte-americano. A entidade é uma das 50 que participam da organização da atividade.

53 vítimas fatais só em 2007
Em mensagem especial do Dia da Mulher, o Seeb PE lembrou que o índice de violência contra mulheres no estado continua muito elevado, apesar dos avanços conquistados pela mobilização do movimento de mulheres. Em janeiro e fevereiro de 2007, 53 mulheres pernambucanas foram mortas. Nos anos anteriores, os números impressionam: 263 vítimas em 2003; 320 em 2004; 323 em 2005; 319 em 2006. Isso mostra que há muita luta pela frente para acabar com a violência contra a mulher.

 

Fonte: Contraf-CUT, com informações do Seeb PE

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram