(Porto Alegre) A Campanha 2007 dos bancários vai tomar as ruas de Porto Alegre. Nesta quarta-feira, dia 19, a categoria estará mobilizada no Passeatão, com concentração a partir das 17h, na Praça da Alfândega, uma promoção do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e Federação dos Bancários RS (Feeb-RS).
Os bancários seguem pelas ruas Caldas Júnior, Siqueira Campos, General Câmara, Sete de Setembro, Borges de Medeiros e chegam até a Esquina Democrática. No trajeto, será distribuída uma carta aberta à população, alertando para os prejuízos que os clientes também sofrem com os bancos.
Em plena campanha salarial, os bancários contrapõem o comportamento dos bancos e cobram medidas que beneficiem os clientes. Contra as filas, mais bancários nas agências e postos. Em vez de tarifas que não acabam mais e juros exorbitantes, mais crédito para impulsionar a economia e a renda. E no tema que amedronta usuários e bancários, as entidades exigem: Mais segurança contra assaltos.
O Rio Grande do Sul, que tem 30 mil trabalhadores na área, está mobilizado para conseguir inverter a distribuição da riqueza gerada pelo setor em beneficio de trabalhadores e clientes. Este é o tom da campanha publicitária que está estampada em outdoors e busdoors espalhados pela Capital e Interior do Estado. A agência Interlig Propaganda concebeu a linha de comunicação e criou as peças que permanecerão nas ruas até final do mês.
O Sindicato dos Bancários e a Feeb-RS apresentaram na primeira etapa o teaser “Eles te sugam”. A chamada serviu para chamar a atenção. Na seqüência, a campanha avançou para o slogan “Banqueiro, chega de sugar a gente!”
Entre os principais itens da pauta de reivindicações, constam a reposição da inflação (4,82% pelo INPC) mais 5,5% de aumento real, elevação do piso para R$ 1.628,24 (salário mínimo recomendado pelo Dieese), auxílio educacional, segurança bancária e fim do assédio moral e da violência organizacional.
Fonte: Feeb RS