Em Niterói, bancários param agências do Itaú contra ampliação de horário

Os bancários de Niterói paralisam as atividades de duas agências do Itaú nesta quarta-feira (5) no centro da cidade. As agências fechadas são 0059 e Agência Barcas, ambas localizadas no corredor financeiro da Avenida Amaral Peixoto.

As duas unidades já operam desde o fim do mês de outubro com horário ampliado. A atividade faz parte do Dia Nacional de Lutas, organizado em todo país, contra a ampliação do horário de atendimento do banco que vem sendo feita sem critérios.

A implantação do horário estendido feita pelo Itaú em diversas agências tem sobrecarregado os funcionários e causado consequências diretas no emprego, jornada, organização de trabalho e principalmente na qualidade de vida dos trabalhadores, fragilizando a segurança dos bancários e clientes.

Devido à forma unilateral e sem transparência de colocar em prática o projeto, a Contraf-CUT, federações e sindicatos de bancários de todo país realizam um Dia Nacional de Luta, como forma de pressionar o Itaú para que reveja esse horário diferenciado e discuta com os trabalhadores um novo modo de organizar o atendimento.

“O Sindicato não é contra o horário estendido. Nós defendemos que seja feito com responsabilidade sem prejudicar o bancário. Horário ampliado, sim. Mas, com dois turnos de trabalho. Essa é uma reivindicação antiga da categoria e que já colocamos nas pautas de discussões com a Fenaban inúmeras vezes. Por isso, hoje, fazemos esta manifestação contra a arbitrariedade do banco”, afirma Fabiano Paulo Silva Júnior, presidente do Sindicato dos Bancários de Niterói.

“O banco para iniciar um atendimento diferenciado deve contratar novos funcionários para atender melhor os clientes e não sobrecarregar os bancários que já atuam na unidade. Mas, o Itaú, nos últimos meses, fez uma série de demissões reduzindo seu quadro tornando ainda mais grave esta atitude arbitrária de estender o horário sem pensar no mínimo de qualidade para seu funcionário”, destaca Jorge Antônio Porkinho, diretor do Sindicato.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram