Em Dia Nacional de Luta, Sindicato de BH reage contra demissões no BMB

O Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte realizou neste dia 20 de agosto o Dia Nacional de Luta dos Funcionários do Mercantil do Brasil contra a política arbitrária e equivocada de fechamento de agências e demissões. A partir de amanhã, 11 unidades serão fechadas em todo o Brasil, sendo quatro em Minas Gerais. A manifestação paralisou a abertura da agência Avenida até as 12h e chegou até o prédio matriz do banco, no centro da capital.

Em reunião realizada no dia 14 de agosto, em Belo Horizonte, entre a direção do banco e os sindicatos dos bancários de BH e Região, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo , os representantes dos trabalhadores condenaram o fechamento de agências, que deixará dezenas de bancários sem emprego. Os representantes dos bancários também exigiram o fim imediato da política de fechamento de agências e a transferência dos bancários afetados pela medida para outras unidades do banco.

Durante a reunião, os sindicatos denunciaram que, segundo relatos de funcionários do Mercantil, um clima de tensão e ansiedade tomou conta do quadro funcional do banco e que o ambiente de trabalho tornou-se péssimo nas dependências da empresa. Outro ponto colocado em pauta pelos representantes dos trabalhadores é a insatisfação dos clientes do Mercantil com a falta de informações claras sobre o processo de fechamento de unidades.

Os representantes do Mercantil deram respostas vagas às cobranças feitas pelos bancários. Primeiro disseram que o fechamento de agências era necessário para a permanência do banco no mercado. Este argumento é falso, já que o Mercantil lucrou R$ 31,581 milhões no primeiro semestre do ano, um salto de 84% em comparação com o mesmo período de 2007. O resultado demonstra a sólida saúde financeira da instituição. O banco afirmou ainda que pretende trabalhar com um número máximo de 150 agências nos próximos anos e que os estudos sobre o fechamento de mais unidades se encerraram.

O Sindicato continuará mobilizado contra a ganância do Mercantil do Brasil, principal responsável pela extinção de postos de trabalho. Os funcionários do banco devem manter-se unidos e se juntar ao Sindicato nessa luta para barrar a atitude inaceitável do Mercantil, garantindo assim a manutenção de seus empregos.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram