Os participantes da Funcef ativos e assistidos têm até o dia 26, segunda-feira, para votar nas eleições da Funcef. Serão eleitos 2 representantes para o Conselho Deliberativo e 2 para o Conselho Fiscal. A Contraf-CUT recomenda o voto na Chapa 1 – a Chapa do Movimento.
Compõem a Chapa 1 os empregados da Caixa Fabiana Cristina Meneguele Matheus (titular) e Marco Antônio de Oliveira Moita (suplente), para o Conselho Deliberativo; Renata Marotta (titular) e Antoci Neto de Almeida (suplente), para o Conselho Fiscal.
A votação será em turno único. O calendário prevê que o resultado do pleito seja divulgado em 27 de maio, com a proclamação da chapa vencedora, e posse dos conselheiros eleitos em 2 de junho.
Os conselheiros que serão eleitos vão cumprir mandato de quatro anos, sendo que a vaga no Conselho Fiscal deverá ser ocupada por um associado aposentado. De acordo com o estatuto da Funcef, os conselhos da fundação devem ser representados por ativos e assistidos.
Votam todos os participantes ativos, os aposentados e os pensionistas com benefício vitalício. Quem está na ativa vota pelo SisRH da Caixa – opção 4.1. Os aposentados, os pensionistas e os afastados votam por telefone ou internet, mediante senha remetida pela Funcef. A senha para quem está afastado (em licença-saúde ou em férias) foi encaminhada à unidade de lotação na Caixa. Já a senha para aposentados e pensionistas foi encaminhada às suas residências.
Para Plínio Pavão, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa da Contraf-CUT (CEE Caixa), é importante que os empregados valorizem essa conquista que foi a participação nas instâncias de poder da Funcef escolhendo pessoas sérias e comprometidas com os interesses dos funcionários. “Esses conselheiros devem ser nossos representantes na Funcef, acompanhando e interferindo na gestão de um patrimônio que é dos empregados. Os integrantes da Chapa 1 são os que mais têm condições para representar os interesses dos empregados”, defende.
Experiência
A Chapa 1 – a Chapa do Movimento une forças, idéias e propósitos que têm norteado as iniciativas do movimento do pessoal da Caixa ao longo dos últimos anos. Além disso, expressa a união entre os empregados da ativa e os aposentados, com suas lutas e ensinamentos.
A experiência de representação dos participantes nos órgãos de gestão da Funcef vem sendo realçada pelo trabalho de diretores e conselheiros eleitos desde 2002. Uma das principais conquistas deste período foi o aumento do patrimônio da Fundação, que passou de R$ 9,7 bilhões em 2002 para R$ 32,1 bilhões em 2007. Outro trabalho importante dos conselheiros eleitos foi a manutenção do custeio do REG/Replan. Além dessas conquistas, estão a busca incessante pela democracia e pela transparência, o novo estatuto, as soluções para o Plano de Melhoria de Proventos e Pensões (PMPP), a correção da tábua de sobrevivência, entre outras coisas.
A Chapa 1 apresenta como propostas a luta pela mudança dos mecanismos de custeio do REG/Replan não-saldado, para a redução dos atuais patamares de contribuição, a luta pela migração dos participantes do REB para o Novo Plano e por melhores benefícios, o respaldo em lutas em defesa dos direitos e interesses dos participantes, a luta por um atendimento ágil e eficaz, a busca da solidez da Fundação, entre outras.