(Porto Alegre) Duas agências bancárias foram arrombadas no município de Sagrada Família, no norte do Estado do Rio Grande do Sul, em menos de 30 minutos, na madrugada de sexta-feira, dia 18. O primeiro alvo dos criminosos foi a unidade do Sicredi.
Por volta da 1h, o bando conseguiu desligar o sistema de alarme do prédio e entrou pela porta principal da agência. Eles tentaram arrombar o cofre que estava nos fundos do banco, mas não conseguiram.
Minutos depois, o grupo se dirigiu à Cooperativa de Crédito Rural, localizada na mesma rua. Os bandidos levaram o cofre e o dinheiro de alguns caixas. A ação da quadrilha – formada por pelo menos quatro homens – foi vista por um vigilante que trabalha no centro da cidade e avisou a polícia minutos depois.
A Brigada Militar de Sagrada Família tem apenas três policiais. Durante a madrugada, a partir da 1h, não há policial trabalhando no município.
A falta de policiamento é uma das principais preocupações do SindBancários, que cobra também maior atenção por parte dos banqueiros, que deixam de investir parte dos lucros astronômicos para garantir a segurança de bancários, vigilantes e clientes do sistema financeiro. Com estes casos, já são nove os ataques a bancos registrados no Estado no mês de janeiro, estatística que precisa estancar o quanto antes.
Veja a estatística do medo em janeiro:
1 – Dia 3: Sicredi – Cruzaltense: arrombamento com roubo de cofre
2 – Dia 3: Banrisul – Cruzaltense: arrombamento
3 – Dia 4: Itaú – Porto Alegre (posto Hospital Santa Rita): assalto
4 – Dia 7: Banrisul – Caxias do Sul (Agência N. Senhora de Lourdes): assalto
5 – Dia 7: Banrisul – Barão: assalto
6 – Dia 11: Sicredi – Vale do Sol: arrombamento
7 – Dia 16: Bradesco – Capão da Canoa: seqüestro e tentativa de assalto
8 – Dia 18: Sicredi – Sagrada Família: arrombamento
9 – Dia 18: Cooperativa de Crédito Rural: arrombamento