Uma quadrilha tentou roubar o dinheiro por ocasião de abastecimento de um carro-forte em frente a uma agência do HSBC, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba por volta das 17h30 de segunda-feira (10).
Houve troca de tiros entre os assaltantes e os vigilantes que tentavam proteger os malotes. A ação aconteceu próximo ao cruzamento entre a Avenida Jacob Macanhan com a Rodovia Leopoldo Jacomel, entre as vilas Amélia e Emiliano Perneta.
De acordo com a Polícia Militar, os ladrões utilizaram dois veículos no assalto, um Nissan Tiida e um Fox. Um deles foi usado para fechar o carro-forte e anunciar o assalto.
Os assaltantes desceram dos carros encapuzados e começaram a atirar, quando os vigilantes revidaram os disparos contra os bandidos. O grupo estava portando armas de grosso calibre como pistolas e armas longas.
Após o intenso tiroteio, duas pessoas ficaram feridas com tiros de raspão, entre elas um dos vigilantes e uma mulher, cliente da agência bancária que ficou ferida no pé. Um dos disparos atingiu o colete balístico de um dos vigilantes, mas a bala não alcançou o corpo dele.
Um dos clientes que estava na agência no momento do assalto, disse em entrevista ao Paraná Online que, ao ouvir o primeiro tiro, se jogou no chão e puxou a cliente que foi baleada. “Quando ela se jogou do meu lado, vi que já estava ensanguentada. Ela levou um tiro no pé. A gente sentia as balas voando perto das nossas cabeças, cápsulas e estilhaços de vidro caindo do nosso lado”, disse a testemunha.
Foram mais de 20 disparos e como houve reação dos seguranças, eles fugiram sem levar nada. Os veículos utilizados pelos ladrões foram abandonados durante a fuga. Por volta das 18h30, a polícia realizava buscas pelos suspeitos, usando várias viaturas e um helicóptero.
O delegado Guilherme Rangel, da Delegacia de Furtos e Roubos, que irá presidir o inquérito de investigação, disse que foi uma ação audaciosa e que pode ser um grupo de outro estado com ramificação no Paraná que tentou o assalto.
“Foi uma ação bem violenta e bem rápida. Os dois carros já foram recuperados, um deles foi roubado em São Paulo e o outro ainda estamos identificando. Duas pessoas ficaram feridas e os ladrões não levaram nada. Estamos investigando o caso. Até consideramos a presença de algumas pessoas do estado de São Paulo nesse roubo”, conta o delegado.
O Instituto de Criminalística também esteve na agência bancária para tentar coletar pistas que apontem os criminosos. Havia suspeitas de que o grupo tivesse fugido para um matagal, às margens da Estrada da Graciosa. A Delegacia de Pinhais investiga o caso.