Dirigentes do Mato Grosso discutem campanha nacional 2007

Um final de semana de debates, discussões, troca de opiniões e muitos esclarecimentos. Assim foi o primeiro grande passo que o Sindicato dos Bancários no Estado de Mato Grosso (SEEB/MT) deu rumo à Campanha Nacional 2007.

Na pauta do encontro, que teve como palestrante o secretário executivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Miguel Pereira, foram abordados temas relacionados ao ramo financeiro, à situação das cooperativas de créditos, à campanha nacional deste ano e, em especial, à forma como os dirigentes sindicais deverão conduzir as estratégias para que avanços sejam conquistados.

Na noite de sexta-feira, 22 de junho, durante 3h de conversa com os dirigentes sindicais do SEEB/MT, o representante da Contraf-CUT acentuou a necessidade dos sindicatos deixarem de pensar exclusivamente em categoria, e exemplificou que é preciso criar a cultura de ‘ramo’, englobando trabalhadores de diversos segmentos do setor financeiro, como financiários, trabalhadores de cooperativas, bancários, promotores de venda e funcionários de agência de fomento, dentre outros.

"Os trabalhadores que atualmente vivem nesse sistema neoliberal, onde se destituiu o mercado formal e aumentou o informal, gerando cada vez mais o desemprego, estão em pleno ‘fosso’, se tornando cada vez mais individualistas. Com isso, perdem os trabalhadores como um todo", disse o membro da Contraf-CUT. "Cada vez mais, as diretorias dos bancos querem estabelecer a política do ‘salve-se quem puder’ e com isso, cria-se dentro dos bancos uma relação fragilizada entre os colegas de trabalho", explica.

Por essas razões, que diretamente afetam o equilíbrio das conquistas e das mobilizações trabalhistas, é que a Contraf-CUT está enfocando suas ações na criação e no fortalecimento do ramo financeiro. "Temos a clareza de que essa missão não é tarefa fácil e acreditamos que há um longo caminho a percorrer, mas que precisamos encará-lo de forma a nos fortalecer", afirma o presidente do Sindicato dos Bancários, Arilson da Silva.

Fonte: Contraf-CUT, com Seeb MT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram