O curso de Formação Sindical para Dirigentes, da Secretaria de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), foi apresentado para as bases da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS). Participaram representantes dos sindicatos de Andradina, Campinas, Corumbá, Guaratinguetá, Jaú, Naviraí, Piracicaba, Presidente Venceslau, Rio Claro, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Três Lagoas e Votuporanga, que assinam acordos junto com a Contraf-CUT, como a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O evento foi na cidade de Campinas, na sexta (10) e no sábado (11).
Com metodologia baseada em Paulo Freire e Lev Vygotsky, com foco na construção do conteúdo de forma interativa, através de debates direcionados, textos, vídeos, informações e depoimentos, o curso traçou um resumo da luta dos trabalhadores desde a Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra na segunda metade do século XVIII. As atividades foram coordenadas pelo secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, e pelo formador da entidade José Luís Vasquinho Paredes. O presidente da Feeb-SP/MS, Davi Zaia, fez uma apresentação sobre a organização sindical no Brasil, pela ótica da categoria bancária.
Outros temas em foco foram o despertar da consciência de classe, com detalhes sobre o surgimento dos sindicatos; as lutas que antecederam os sindicatos no Brasil, com foco na origem da organização sindical no Brasil, o sindicalismo na Era Vargas e o enfrentamento ao golpe de 1964; trabalhadores e trabalhadoras na ditadura militar, que aborda as oposições bancárias, o surgimento da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a construção do Departamento Nacional dos Bancários (DNB); as ferramentas utilizadas ao longo da história pelo movimento dos trabalhadores; e o papel do dirigente sindical.
O secretário Rafael Zanon explica que “o objetivo da Contraf-CUT com o curso é sistematizar o conhecimento sobre a luta sindical, ajudando a qualificar nossos dirigentes. Também é importante destacar que este é um trabalho em parceria com as federações e os sindicatos”. Por isso, “o programa fornece um amplo panorama da atuação sindical no Brasil, para que a história do movimento seja uma referência para a categoria bancária e para a classe trabalhadora como um todo. Esse conhecimento permite que todos pensem melhor o presente e o futuro”, complementou o dirigente.
Para o diretor de formação do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, entidade que sediou o evento, Marcelo Lopes de Lima, “cada vez mais, nós, dirigentes indicais, precisamos nos dedicar ao estudo e ao aprendizado, porque devemos estar preparados para as novas demandas da categoria bancária e de encontrarmos novas formas de seguirmos nos estruturando em prol dos trabalhadores”.
O presidente da entidade, que também é secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, Lourival Rodrigues, avaliou que “o curso é um investimento importante na preparação dos dirigentes sindicais”. O dirigente, ressalta que “ao olhar para a história e com a proposta de projetar o futuro, o programa fornece importantes ferramentas de luta para toda a categoria bancária.”
Veja, a seguir, cenas do curso.
Leia também
>>>>> Curso a dirigentes chega às bases da Feeb-SP/MS
>>>>> Dirigentes da Fetrafi-SC fazem curso de Formação Sindical
>>>>> Curso de formação a novos dirigentes chega às bases da Fetrafi/SC
>>>>> Novos dirigentes da Federa-RJ fazem curso de Formação Sindical da Contraf-CUT
>>>>> Curso de Formação Sindical é realizado no Rio
>>>>> Curso de formação sindical debate conjuntura e apresenta ferramentas de luta
>>>>> Formação para novos dirigentes sindicais chega ao Centro-Norte
>>>>> Curso capacitou dirigentes e os motivou para a luta
>>>>> Dirigentes elogiam curso da Contraf-CUT para novos sindicalistas