(Recife) Com uma votação esmagadora, os bancários de Pernambuco consagram o trabalho do Sindicato e reelegem a atual direção com larga vantagem. A Chapa 1, Bancários da CUT, obteve 85,36% dos votos válidos na eleição para renovação da diretoria entidade para o triênio 2006/2009. O pleito aconteceu nos dias 24 e 25 e contou com a participação de duas chapas na disputa.
Apesar de alguns pequenos contratempos, provocados por representantes da Chapa 2, a eleição transcorreu num clima de muita tranqüilidade. Nas 40 urnas que cobriram toda base do Sindicato no estado, votaram 3.219 bancários de um colégio eleitoral ativo de 4.406 trabalhadores, mais 428 votos de aposentados. Do total, 3.016 votaram na chapa 1, encabeçada pelo atual presidente da entidade, Marlos Guedes. A chapa 2 obteve 517 votos, totalizando 14,64% dos válidos. Entre os aposentados, 420 votaram na Chapa 1. Foram contabilizados, ainda, 46 votos em branco e 56 nulos.
Após a proclamação do resultado o presidente reeleito do Sindicato, Marlos Guedes, agradeceu a participação e o trabalho de todos e ressaltou a transparência do processo amplamente democrático. “Esta vitória é fruto do trabalho iniciado em 1988, quando resgatamos o Sindicato das mãos dos herdeiros da ditadura. E essa demonstração de confiança que, mais uma vez, nos foi dada nas urnas é a maior prova de que estamos no caminho certo e isso nos referenda a continuarmos lutando pelos interesses da categoria e pala construção de uma sociedade mais justa. Portando, essa vitória não é só nossa, essa é uma vitória da democracia”, concluiu Guedes.
A nova direção assume, oficialmente, no dia 29 de novembro, um dia após o encerramento da atual gestão.
Sem atropelos
Como todo o processo, a apuração transcorreu de forma tranqüila. Ao contrário do que havia feito durante a eleição, quando não indicou fiscais, a Chapa 2 enviou representantes para acompanhar os trabalhos de contagem de votos. Ao final da apuração, o Corregedor da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco, José Antônio de Lima Torre, que presidiu a comissão apuradora, proclamou eleita a Chapa 1.
Logo nas primeiras horas do dia 24, as urnas fixas destinadas aos aposentados – na sede do Sindicato e na Asfabe – Associação dos Aposentados do Bandepe – deram início a coleta dos primeiros votos. Por volta das 9 horas, todas as urnas da capital e região metropolitana já estavam instaladas e/ou percorrendo os diversos locais de votação no Grande Recife. As urnas do interior com seus respectivos mesários e fiscais foram levadas para os locais de votação na tarde e noite do dia anterior para cumprir dias e horário previstos no edital que convocou as eleições.
Fonte: Seec PE