A distribuição do superávit aos participantes do Plano 1 da Previ foi o tema do Momento Bancário em Debate da quinta-feira dia 2, programa do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Na ocasião, a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, recebeu os diretores de Seguridade e Administração da caixa de previdência, José Ricardo Sasseron e Paulo Assunção.
> Clique aqui para acessar ediçao de O Espelho que explica as vantagens do acordo
Os representantes dos trabalhadores esclareceram algumas das principais dúvidas enviadas pelos bancários e defenderam a aprovação do acordo, que será submetido à avaliação entre os dias 9 e 15 de dezembro. Funcionários da ativa votam pelo Sisbb e aposentados e pensionistas pelo 0800-729-0808.
“Estamos convictos de que esse acordo é o melhor que poderíamos ter conseguido neste momento, e garante vantagens aos associados. E essas vantagens podem ser desperdiçadas caso não seja aprovado, quando voltaríamos à estaca zero”, disse Sasseron. Para ele, o acordo é a garantia de antecipação ao risco de alguma imposição por parte do banco. “O banco poderia querer aplicar a Resolução 26 sem restrições, e nós garantimos nas negociações vantagens para os associados que vão além dela”.
A resolução 26 foi publicada em 2008 pela Secretaria de Previdência Complementar e define que o superávit de planos de previdência devem ser divididos em partes iguais entre os participantes e o patrocinador. Esta resolução está sendo contestada na Justiça pelos sindicatos.
Sasseron destacou que, pela primeira vez na historia da Previ, todas as entidades e sindicatos se uniram para negociar. “A união foi um fator fundamental para garantirmos avanços”, disse.
Veja a íntegra do programa, dividido em cinco partes, na seção de Vídeos do site da Contraf-CUT ou via Youtube: