Diretor da Previ explica acordo ao vivo às 19h desta segunda em Pernambuco

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realiza nesta segunda-feira, dia 13, uma reunião com os associados do Plano 1 da Previ para esclarecer as dúvidas sobre a proposta de acordo para distribuição do superávit aos participantes. A reunião será às 19h, na sede do Sindicato, e contará com a participação do diretor de Seguridade da Previ, José Ricardo Sasseron. O secretário-geral do Sindicato e conselheiro fiscal eleito da Previ, Fabiano Félix, também participa do encontro.

O evento será transmitido ao vivo pelo Sindicato, através do twitter (www.twitter.com/bancariospe). O link será disponibilizado às 19h e a transmissão será inicada logo em seguida.

“O objetivo é tirar algumas das principais dúvidas dos bancários, que vão votar pela aprovação ou não do acordo entre os dias 9 e 15 de dezembro”, explica Fabiano. Ele ressalta que tanto o Sindicato quanto os diretores eleitos da Previ defendem a aprovação do acordo, que foi negociado com o Banco do Brasil nos últimos meses.

“Estamos convictos de que esse acordo é o melhor que poderíamos ter conseguido neste momento, e garante vantagens aos associados. E essas vantagens podem ser desperdiçadas caso não seja aprovado, quando voltaríamos à estaca zero”, disse Sasseron, em reunião com os bancários de São Paulo. Ele destacou que, pela primeira vez na historia da Previ, todas as entidades e sindicatos se uniram para negociar. “A união foi um fator fundamental para garantirmos avanços”, afirmou.

O acordo com o BB contempla as seguintes vantagens:

1. Incorporação dos benefícios especiais criados em 2007, na destinação anterior da reserva especial – benefício especial de remuneração (aumento do teto de contribuição e benefício de 75% para 90%) e benefício especial de proporcionalidade.

2. Continuidade da suspensão de contribuições por mais três anos.

3. Criação de um benefício temporário correspondente ao percentual de 20% sobre o complemento de aposentadoria ou pensão ou de 20% sobre o benefício projetado, para os funcionários da ativa.

4. Criação de um benefício mínimo temporário no valor correspondente à diferença entre 70% e 40% da Parcela Previ (PP).

5. Contabilização de dois fundos previdenciários de igual valor – um a favor dos associados e outro a favor do Banco do Brasil – constituídos pela reserva especial do Plano 1 apurada em dezembro de 2009, para posterior utilização.

Somente depois da consulta os benefícios temporários serão aprovados pelos órgãos competentes (Previ, BB, Ministérios do Planejamento e Fazenda e Superintendência Nacional da Previdência Complementar, a Previc) e implantados.

Apesar de não haver previsão estatutária para essa aprovação, a consulta foi uma exigência das entidades e dos dirigentes eleitos. Os associados da ativa votam pelo Sisbb. Os aposentados e pensionistas pelo telefone 0800-729-0808.

A partir de janeiro de 2011 será iniciado processo de negociação com o BB para debater a revisão do Plano 1, quando também estará em pauta o fim do voto de Minerva.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram