(Vitória) Numa clara medida de retaliação, a direção do Banestes demitiu na manhã desta segunda-feira, 12, pelo menos onze funcionários, sendo cinco deles do Centro de Processamento de Dados (CPD) e dois gerentes de relacionamento (das agências Campo Grande e Itapuã) – as funções e os locais de trabalho dos demais estão sendo levantados.
As demissões, todas sem justa causa, acontecem num momento em que é crescente a mobilização dos bancários do Banestes para cobrar do banco a revisão da ECR (Estrutura de Cargos e Remuneração) e a extensão da gratificação semestral para todos os funcionários. No último dia 31, os bancários paralisaram até o meio-dia as atividades na direção geral (Pallas Center) e no CPD para pressionar o banco a abrir as negociações da Campanha Salarial 2007.
Dos demitidos, cinco estão entre os novos funcionários aos quais o Banestes deve a gratificação semestral de 25% do salário prevista em aditivo da Convenção Coletiva Nacional. “A direção do Banestes tenta com essas demissões enfraquecer o movimento dos funcionários, especialmente dos novos empregados que reivindicam a gratificação semestral. O banco sabe que há uma insatisfação generalizada também entre os antigos funcionários, pois desde 1998 não há atualização da ECR. As demissões só acirram os ânimos e deixam os empregados mais revoltados”, avaliou o diretor do Sindicato Flávio Teixeira.
Sindicato convoca ato público e assembléia
O Sindicato dos Bancários/ES convoca todos os funcionários do Banestes para uma assembléia nesta terça-feira, dia 13, às 18 horas, no Centro Sindical dos Bancários, para tratar das demissões, da revisão da ECR e da gratificação de 25% para todos os empregados.
A entidade também está mobilizando os movimentos sociais para um ato público em repúdio às demissões na quarta-feira, dia 14, às 10 horas, em frente ao Pallas Center, no Centro de Vitória. No mesmo dia, os bancários estão convidados a vestir roupas na cor preta em sinal de luto pelas demissões e em solidariedade aos demitidos.
Fonte: Seeb ES