O Dia Nacional de Luta pela abolição da discriminação, racismo e o preconceito nos bancos e na sociedade realizado na sexta, 13 de maio, sob a orientação da Contraf-CUT, repercutiu na mídia em todo país.
Os bancários protestaram e reivindicaram mais contratações de negros, negras e pessoas com deficiências, a fim de promover a inclusão social e garantir igualdade de oportunidades.
As manifestações ocorreram em diversas cidades, como Brasília, Rio de Janeiro, Cuiabá, Porto Alegre, Recife, Rio Branco e no ABC paulista, dentre outras. Em São Paulo, os bancários participaram da Marcha Noturna ocorrida na noite de quinta-feira, dia 12.
“Foi uma atividade muito produtiva e os sindicatos estão de parabéns pelas mobilizações”, destaca Deise Recoaro, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT. “Nosso objetivo era trazer para a pauta dos bancários o significado da abolição da escravatura num cenário em que negros e negras ainda sofrem discriminações muito grandes em toda a sociedade, inclusive no sistema financeiro”, aponta.
Veja algumas notícias divulgadas em todo país: