Dirigentes sindicais percorrem agências da Caixa em Santa Catarina
Com faixas e cartazes, os bancários da Caixa em Criciúma, em Santa Catarina, reivindicaram nesta quinta-feira (6) mais contratações de empregados para o banco. A mobilização percorreu 13 agências da Região e destacou a falta de empregados por todo o Brasil.
A Caixa tem mais de 80 milhões de correntistas e poupadores. Além disso, é no banco por onde são pagos milhões de benefícios do Bolsa Família, seguro-desemprego, PIS, abono salarial e as aposentadorias e pensões do INSS. Em média, cada agência tem 17 trabalhadores. Mas há muitas funcionando com cinco ou menos.
“Nos últimos tempos foram quatro mil aposentadorias, nenhuma contratação e, a presidente da Caixa, Miriam Belchior, sinalizou que não irá contratar” criticou o presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma, Edegar Generoso.
Desta forma, avalia o sindicalista, os brasileiros estão sendo muito prejudicados com as enormes filas nas agências, enquanto vários guichês de atendimento estão vazios. “E isso não combina com a importância que a Caixa tem na vida de milhões de pessoas, sobretudo das mais carentes quando se avalia os números financeiros da Caixa. No ano passado, foram R$ 6,7 bilhões. Só entre janeiro e março de 2015, mais de R$ 1,5 bilhão. Resultados que vieram graças ao empenho dos empregados e à confiança que milhões de brasileiros depositam há 154 anos na Caixa”, pontuou o sindicalista.