Deputado propõe empresa especializada para abertura e fechamento de bancos

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) protocolou na Câmara dos Deputados um projeto de lei que trata da segurança em estabelecimentos financeiros. Conforme a proposta, as instituições deverão contratar empresas especializadas em segurança bancária para realizar a abertura e fechamento das agências.

Segundo Pimenta, a prática utilizada por grande parte dos bancos, que consiste em determinar aos seus funcionários a guarda das chaves e dispositivos utilizados para abertura dos estabelecimentos, transforma os profissionais nos principais alvos de quadrilhas especializadas em roubos a bancos.

“Hoje, está evidenciado o crescimento do número de ocorrências de sequestros envolvendo trabalhadores de instituições financeiras. Com objetivo de garantir êxito em suas ações criminosas, os bandidos, muitas vezes, fazem familiares dos funcionários como reféns. Nossa proposta, além de garantir mais segurança aos profissionais, tem a finalidade de acabar com essa rotina do crime organizado”, enfatiza Pimenta

O parlamentar, que é relator da CPI da Violência Urbana, ressalta ainda que algumas instituições financeiras, que já utilizam empresas especializadas para a abertura e fechamento das agências, praticamente, zeraram as ocorrências que envolvem os funcionários e suas famílias fora do horário de expediente.

Audiência pública debate Segurança Bancária nesta quinta

Nesta quinta-feira (1º de julho), às 9h, será realizada uma audiência pública para debater a Segurança Bancária no país. O autor do requerimento que propôs a audiência é o deputado Pimenta, que convidou representantes da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), Contraf-CUT, Departamento de Polícia Federal, Federação Nacional das Empresas de Segurança Privada (Fenavist) e Febraban.

Segundo Pimenta, o assunto é de extrema relevância para a sociedade e, em especial, para os vigilantes, trabalhadores no sistema bancário e para todos os usuários do sistema, que vêm sofrendo com a violência, assaltos e mortes.

“Os frequentes assaltos às agências de bancos evidenciam a necessidade de debatermos o tema da segurança bancária, para que possamos encontrar soluções adequadas e garantirmos a segurança necessária aos usuários e trabalhadores do sistema bancário”, defende Pimenta.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram