(Florianópolis) Ao contrário do que mostra na mídia, os joãos e marias que trabalham no BB – instituição financeira que cada dia mais deixa de operar nos moldes de banco púlblico – sofrem o mesmo tipo de pressão no cumprimento de metas que existem nos bancos privados, faltam funcionários nas agências e as filas são cada dia maiores, o que, aos poucos, leva os bancários ao adoecimento.
Como se não bastasse isso, o Banco vai ainda mais longe descumprindo as Normas Regulamentadoras e a Consolidação das Leis Trabalhistas. A Secretaria de Saúde do SEEB Florianópolis em visita a agência do BB Porto Belo constatou as péssimas condições de trabalho, principalmente o espaço que os funcionários utilizam para fazer refeições. A mesa usada para as refeições é muito pequena e se localizava às portas dos banheiros. Este é só um exemplo dos diversos outros problemas estruturais encontrados no BB de Porto Belo.
Diante do que foi visto, só restou ao Sindicato encaminhar uma denúncia junto à DRT/SC. A DRT fez a fiscalização e como resultado do trabalho elaborou um ofício, que encaminhou ao Sindicato, com uma notificação à empresa com as seguintes recomendações:
– adequar os postos de trabalho com móveis mais ergonômicos;
– aterrar máquinas e equipamentos e adequar instalações elétricas;
– assegurar condições de conforto para as refeições;
– adequar o lavatório;
– providenciar vestiários com armários individuais; e
– manter a primeira via do ASO no local de trabalho.
Com isto, o SEEB Florianópolis e Região espera que a superintendência do Banco, que também foi notificada pelo Sindicato, inclusive com fotos dos locais que apresentavam problemas, tome providências para melhorar as condições do local de trabalho.
Fonte: Seeb Florianópolis