Tomam posse nesta quinta-feira, 22 de abril, os 118 delegados sindicais dos bancos públicos em Pernambuco. A solenidade de posse, a partir das 19 horas, terá debate sobre a conjuntura nacional e estadual, com participação do presidente do PT, Jorge Pérez. O seminário de formação dos novos dirigentes continua na sexta, 23.
Pela manhã, Jaqueline Natal, do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), avalia as últimas negociações coletivas e o panorama para este ano. A tarde, o diretor de Formação da Contraf/CUT (Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) William Mendes, fala sobre o papel do delegado sindical e organização no local de trabalho. A palestra terá transmissão ao vivo via Internet. Basta ficar ligado no twitter do Sindicato. Depois disso, os novos dirigentes reúnem-se em grupos, por bancos.
No dia 24, o momento é de descontração e, sobretudo, de integração. Todos os delegados se reúnem em uma confraternização no Clube de Campo dos Bancários de Pernambuco, em Aldeia.
É o começo de uma proposta de formação que pretende continuar nos meses que se seguem. Entre as ideias citadas pela secretária de Formação do Sindicato, Teresa Souza, está um seminário preparatório para a Campanha Nacional, com participação do Dieese. E o ORSB – Organização Representação Sindical de Base, curso da CUT, em dois módulos, voltado para a formação de lideranças sindicais que atuam no ambiente de trabalho.
Foram eleitos 118 delegados de 23 a 25 de março, na Caixa, Banco do Brasil e BNB. Foram 41 eleitos na Caixa, 64 no Banco do Brasil e 13 no BNB. O destaque é a renovação. Dentre os 41 da Caixa Econômica Federal, 24 são novos: quase 60%. No Banco do Brasil, metade dos eleitos é formada por novatos e, no BNB, eles equivalem a 46% dos escolhidos.
“Isso é muito bom. Significa que a consciência da importância deste trabalho está se multiplicando”, afirma a secretária de Bancos Federais do Sindicato, Daniela Almeida, que coordenou as eleições junto com o secretário-geral Fabiano Félix.