(São Paulo) Uma pensionista de 59 anos passou por dificuldades em uma agência do Banco do Brasil de Bangu, no Rio de Janeiro. De acordo com a edição desta segunda-feira do jornal O Dia, a pensionista tem uma perna amputada e foi obrigada a se dirigir ao primeiro andar da agência para conseguir efetuar um saque, tendo que ser carregada por um policial, pois a única forma de subir era por uma escada com dez degraus.
O saque não pode ser feito no caixa eletrônico pois exedia o valor máximo permitido, podendo ser feito apenas no primeiro andar da agência. Apesar dos apelos da filha da pensionista para que não fosse necessária a presença de sua mãe no primeiro andar – inclusive para que um funcionário descesse para fazer o atendimento – nenhum deles foi aceito a pensionista teve que subir, sendo carregada por um policial a paesana que estava na agência.
Ainda segundo o O Dia, um boletim de ocorrência foi registrado no 34ª Delegacia de Polícia, em Bangu.
Adequação
Os bancos serão obrigados a adaptar suas agências para acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de acordo com o decreto número 5296, de 2 de dezembro de 2004. A exigência entra em vigor após a publicação da norma no Diário Oficial.
Fonte: André Rossi – Seeb SP