(São Paulo) Duas manifestações encerram os atos do Mês da Consciência Negra. Nesta terça-feira, dia 28, às 19h, na sede do Sindicato de São Paulo acontece o debate “A esquerda e as políticas de ações afirmativas”. Estão confirmadas as presenças de Edson França (PC do B e Unegro); Marcos César da Costa (PSOL e Círculo Palmarino); Flávio Jorge da Silva (PT e Conen); Neide Fonseca (Contraf-CUT e Inspir); Thiago Thobias (Educafro), além de um representante do PSTU.
“É importante que todos os bancários compareçam ao debate. São experiências como essas que fazem amadurecer idéias e propostas contra a discriminação racial no País”, diz o diretor do Sindicato e integrante da Comissão Estadual Contra a Discriminação Racial (CUT), Juarez Aparecido da Silva.
Já no dia 1º de dezembro, a partir das 18h, na Quadra dos Bancários – Rua Tabatingüera, 192, Sé – acontece a Festa Cultural Afro com a Banda Truco Negão, o Grupo Okun de Cultura Afro Brasileira, entre outras atrações.
A data
Comemorado há 35 anos, o Dia Nacional da Consciência Negra lembra o assassinato de Zumbi, morto em 1695 e considerado o mais importante líder do quilombo de Palmares (AL), maior e mais importante comunidade de escravos, com população estimada em mais de 30 mil pessoas. Em 1971, o 20 de novembro foi celebrado pela primeira vez no Brasil.
Fonte: Jair Rosa – Seeb SP