A Central Única dos Trabalhadores se prepara para a realização do seu 10°Congresso Nacional. Durante cinco dias, mais de 2.500 delegados e delegadas de todo o País, representando todas as categorias e setores de atividades, debaterão propostas de ação sindical para os próximos três anos. O congresso será entre os dias 3 a 7 de agosto e nele será escolhida a nova diretoria da entidade, hoje liderada pelo presidente Artur Henrique da Silva Santos.
Alguns itens da pauta são a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável centrada no trabalho e a ampliação de políticas públicas com maior controle social sobre o Estado.
O presidente nacional da CUT avalia que as decisões não serão completas se não houver a discussão da crise mundial da economia e da estrutura das entidades de trabalhadores.
“Modelo de desenvolvimento, produção, consumo, meio ambiente, democracia, papel do Estado tudo isso está ligado a um debate dessa principal via de estratégia que é o enfrentamento da crise e o pós-crise.E a segunda linha de estratégia da CUT é a ampliação de base da representação da CUT, a necessidade da gente organizar os trabalhadores a partir do local de trabalho e o papel destes trabalhadores no sindicato”, diz Artur.