A Central Única dos Trabalhadores realizará um grande ato no dia 13 de dezembro, na sede da ABI, às 18h30, no Rio de Janeiro, para lembrar os 42 anos do famigerado AI-5 (Ato Institucional nº 5), tido como o golpe dentro do golpe. Durante o evento, será lançado o Prêmio CUT- Democracia e Liberdade Sempre, através do qual a central, todos os anos, sempre dia 13 de dezembro, homenageará personalidades e entidades destacadas na luta contra a opressão e em defesa da democracia.
A CUT Nacional decidiu realizar a manifestação em reunião de sua Executiva Nacional, realizada dias 17 e 18 deste mês. A direção da central considerou fundamental dar uma resposta à onda de ataques da mídia e dos setores conservadores da sociedade contra a geração de brasileiros e brasileiras que, com coragem e abnegação, resistiu à ditadura, muitas vezes com o sacrifício da própria vida.
Essa campanha difamatória atingiu o auge da manipulação e da distorção histórica durante a campanha eleitoral, quando a então candidata Dilma Rousseff, agora presidente eleita do Brasil, teve seu passado de heroína do povo brasileiro desrespeitado da forma mais vil e oportunista.
Desagravar Dilma Rousseff e todos os que enfrentaram o arbítrio significa resgatar a história de lutas do povo brasileiro, para a qual a CUT se orgulha de ter contribuído. Significa também reafirmar o compromisso democrático incontornável da CUT com os valores democráticos e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.