A Central Única dos Trabalhadores (CUT) participou na África do Sul, entre os dias 16 e 18, de uma conferência sobre política internacional da Cosatu (Congress of South African Trade Unions). A entidade foi representada pelo secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT, Mario Raia.
O objetivo foi construir e aprofundar a solidariedade internacional da classe trabalhadora para combater os efeitos da crise global do capitalismo.
Mário explicou que a CUT foi convidada para abordar a experiência dos brasileiros no combate à pobreza e ao desemprego. “A intenção dos trabalhadores brasileiros também foi de estreitar as relações entre as centrais sindicais do hemifério sul, numa perspectiva de trabalho conjunto entre a CUT e a Cosatu”, afirmou.
O painel sobre os novos caminhos e as perspectivas para o crescimento econômico e social contou com a participação, além da CUT, de representantes de centrais da Alemanha e Namíbia.
Durante o evento, os participantes formaram grupos de discussão de propostas para o próximo congresso da Cosatu, que será realizada em setembro.
Também foram realizadas sessões de solidariedade internacional, com a participação do presidente da Cosatu, Sidumo Dlamini.
Os participantes celebraram o centenário do congresso nacional africano, debatendo como a solidariedade da classe trabalhadora e do sindicalismo internacional contribuiu para o fim da apartheid.
Ainda foi realizada uma sessão em solidariedade à Palestina e as lições aprendidas com o apartheid para contribuir na luta do povo palestino.